terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fontes: concordantes, conflitantes e contrastantes

Utilizar fontes corretamente é um desafio, requer um bom tempo de prática ou um bom tempo testando as opções mediante ao layout a ser aplicado, enxergar o conflito é mais simples do que imaginamos.
Você já deve ter passado por isso, você tem aquele fundo maravilhoso, mas alguma coisa não está legal, não está equilibrado, daí você percebe que o problema é a fonte utilizada.
Vamos listar três tipos básicos de uso da fonte, primeiro:

Concordantes
Quando você utiliza a mesma família de fontes para construir seu layout, os textos tem uma relação concordante, isto torna o material formal, calmo e se mal usada, esta relação se torna desinteressante.
Abaixo podemos visualizar um cartão onde foi utilizada uma relação concordante de forma não atrativa.


Utilizando a mesma família de fontes podemos tornar o mesmo exemplo mais atrativo mantendo uma relação concordante utilizando neste caso o negrito.
Conflitantes
Este é um caso semelhante ao anterior mas em vez de usar a mesma fonte utilizamos fontes diferentes mas que são muito parecidas, porque nem cria-se uma relação concordante e muito menos uma relação contrastante. Confira nos exemplos abaixo.

Contrastantes
Outra forma de relação das fontes é a contrastante, esta tem um forte apelo visual e consiste em utilizar opostos, ou seja fontes totalmente diferentes para compor as informações. Veja na imagem abaixo que ocorreu um destaque maior no nome da empresa e no telefone.



Para encerrar lembre-se, se estiver tendo um problema que você não consegue encontrar no layout, não procure pelas diferenças e sim pelas semelhanças, serão elas as maiores responsáveis pelos conflitos.

Tenha um Bom Trabalho!