sábado, 19 de novembro de 2011

Qual a diferença de Logotipo e Logomarca?


Logotipo e logomarca, estas duas palavras geram uma enorme confusão na cabeça das pessoas. Muitos acham que se trata da mesma coisa, mas são coisas totalmente diferentes. Neste artigo vamos desvendar, de uma vez por todas, qual é o diferencial entre os dois.
Logotipo é a parte da marca da empresa representada graficamente, feito a partir do nome fantasia. É composto por partes distintas: o símbolo e a tipografia. Vamos entender cada um deles.
símbolo é uma ilustração que representa graficamente a marca. Ele tem como principal objetivo ajudar na identificação. Se o símbolo estiver sozinho, ele tem por “obrigação” fazer com que as pessoas se remetam à empresa, por isso ele é único.
tipografia é a representação tipográfica da marca. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.
O logotipo é desenvolvido por um designer gráfico, o qual realizará um estudo preciso de todos os elementos que compõe o seu negócio, público-alvo, mercado de atuação, objetivos estratégicos e conceitos definidos para a marca.
A logomarca é uma marca gráfica ou emblema usado para divulgar a empresa. Mas, não há um consenso quanto à definição exata desta palavra, chegando até ao questionamento de alguns designers. Podemos dizer, a grosso modo, que logo é o símbolo, esteja ele junto com o texto ou não.
Não podemos nos esquecer da marca, que compreende todo o conjunto formado pelo símbolo, logotipo e cores. É considerado o principal elemento da identidade visual da empresa e deve ser aplicada dentro das especificações apresentadas num Manual de Identidade Visual.
Resumo
Logotipo = É o conjunto de letras + símbolos
Símbolo = O desenho, a representação gráfica
Logomarca = O conjunto formado pelo símbolo e pelo logotipo